terça-feira, 20 de outubro de 2015

Plano de Recursos Hídricos foi Apresentado no Município de Piancó/PB

O município de Piancó/PB, no sertão paraibano, foi a primeira cidade a receber a série de reuniões para apresentação do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Piancó-Piranhas-Açu. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do presidente do CBH-PPA, José Procópio, diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Varela, técnicos da ANA e a população da região do Vale do Piancó.

"O plano é o documento norteador da gestão na bacia, então é ele que vai dar as diretrizes para atuação da ANA e dos órgãos gestores da Paraíba e do Rio Grande do Norte e do Comitê. A grande conclusão do plano é que a gestão da bacia tem que ser feita nos açudes locais, além de envolver a população e os órgãos gestores", disse Sérgio Ayrimorais, Superintendente de planejamento de recursos hídricos.

De acordo com ele, o plano de recursos hídricos independe da situação de estiagem vivenciada atualmente. "O plano é uma gestão, tanto no momento de estiagem quanto no momento de recarga dos reservatórios. O que estamos prevendo no documento é um grande processo de alocação negociada da água, envolvendo a população e os órgãos gestores", explicou.   

As próximas reuniões para apresentação do Plano de Recursos Hídricos são as seguintes:

Terça-feira (20/10), às 9h, no auditório da UFCG de Pombal/PB

Quarta-feira (21/10), às 9h, no auditório da UFRN de Caicó/RN

Quinta-feira (22/10), às 9h, no auditório da UERN de Assú/RN
Fonte: CBH-PPA