sexta-feira, 27 de março de 2015

Segunda Enchente do Rio Piancó - 2015



S.O.S RIO PIANCÓ

Em função da continuação das chuvas caídas na Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, estão acontecendo nesse momento elevações no nível das águas do nosso Rio Piancó. Nesta sexta feira dia 27 de março do corrente, por volta das 9:30h, foi constatado que a quota de profundidade da lâmina hídrica, está alcançando um metro e oitenta centímetro (1,80 m).

As informações que temos, é que choveu em todos os Municípios da região do Vale do Piancó na noite de 26/27, deste.
Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 24 de março de 2015

Primeira Enchente do Rio Piancó em – 2015.



Depois de muito sofrimento e até ansiedade dos nossos agricultores, pecuaristas e usuários de água em geral do Rio Piancó, finalmente nesse final de tarde do dia 23 de março, o tão sonhado sonho de esse rio trazer a sua primeira enchente em 2015 veio a se concretizar.



domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Áua - 2015



Neste dia 22 de março de 2015 comemoramos o Dia Mundial da Água.
Como surgiu,
S.O.S RIO PIANCÓ
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.
Factos sobre a água
1-       O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 bilhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
2-       Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
3-       30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
4-       Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
5-       O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
6-       A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
7-       70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
8-       Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua restituição.
Fonte: www.calendarr.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2015

Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana.


Ecodebate

Agentes ambientais da Superintendência do Ibama na Paraíba identificaram e embargaram 44 áreas que estavam sendo desmatadas ilegalmente, num total de 492 hectares, durante a primeira etapa da operação Mandacaru. A fiscalização foi durante o período de 21 de fevereiro a 09 de março último, e tinha por objetivo coibir o desmatamento ilegal e a exploração irregular de vegetação nativa no bioma Caatinga.
A ação fiscalizatória foi realizada em mais de 10 municípios situados nas regiões do sertão e do cariri paraibanos. Além do embargo das áreas, o Ibama aplicou mais de R$ 700 mil em multas a 44 infratores, tendo sido apreendidos ainda um trator, dois computadores, três caminhões e uma motosserra.
A Caatinga é um bioma que inclui diversas formações vegetais, sendo a região semi-árida mais populosa do mundo. O ecossistema se estende por quase todos estados do nordeste e parte de Minas Gerais, e é considerado muito importante do ponto de vista biológico por apresentar fauna e flora únicas, formadas por uma vasta biodiversidade e rica em recursos genéticos. Estima-se que pelo menos 932 espécies já foram registradas, das quais 380 são encontradas exclusivamente na região.
Texto e fotos: Ascom/Ibama/PB
Fonte: Portal EcoDebate, 12/03/2015