quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Açude Coremas, Medições - Etapa - I.

Clique na imagem para ampliar
Neste (17) de Novembro de 2015, foi realizada mais uma inspeção no Açude Coremas Mãe D’água. Os trabalhos foram coordenados pela S.O.S Rio Piancó, que através de seus membros: José Rodrigues Filho e Romário Jerônimo, onde oportunamente realizaram diversas medições.

No curso das atividades desenvolvidas foram efetivadas várias medições, afim de descobrir a real situação em que se encontra o manancial hoje, todos os detalhes minuciosamente observados, onde oportunamente ficou bem claro que o manancial atingirá o seu volume morto até o mês de janeiro de 2016.

A marca da laminas d’água de sua capacidade total, nitidamente afixada, no alto da torre de comando, sinaliza sua quota de sangria.

A medição foi realizada justamente na torre de comando acima citada, e foi efetivada da seguinte forma; Através de uma trena com capacidade de medir até 50 m, cinquenta metros. O equipamento contendo um pendulo de 1. Kg na ponta, onde oportunamente foi lançado no sentido do piso natural de terra, ficando assim constatado um declínio em sua coluna d'água de 19.26 cm, dezenove metros e vinte e seis centímetros.

Em seguida foi realizada medição da profundidade da coluna d'água restante para o pé da torre, mais precisamente no lado da parede (talude do açude), ficando constatada a seguinte medição: 1.96 cm, um metro e noventa e seis centímetros.

Ficando nitidamente claro que do nível de sangria, (quota da soleira) para a lama, (piso natural), localizado no pé da torre contem a seguinte medição: 21.22 cm, vinte e um metros e vinte e dois centímetros.

Mais uma medição foi realizada para descobrir a extensão da parte no perímetro descoberto pelas águas, mais precisamente na parte que se localiza entre a coroa da parede (talude de sustentação das águas), até a atual lamina d’água, ficando constatada a seguinte medição: 64.97 cm, sessenta e quatro metros e noventa e sete centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário