segunda-feira, 31 de março de 2014

Rio Piancó em sua Segunda Enchente em 2014

O Rio Piancó contempla seus ribeirinhos, admiradores e usuários de suas águas com novas águas infelizmente misturadas aos esgotos de (20) vinte Cidades que compõe a região metropolitana do Vele do Piancó neste Estado da Paraíba.

O “pequeno grande Rio” como diz o livro do Escritor Francisco Teotônio, é o único rio Federal da Paraíba, o mesmo possui uma extensão de 480 km desde sua nascente até a foz, trecho esse que é compreendido desde as serras Pernambucanas e Cearenses até as Cidades de Macau e Porto do Mangue no Oceano Atlântico do vizinho Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Nesta tarde (21) de março de 2014 aconteceu um evento em comemoração ao Dia Nacional da Água, que tem como data institucional o dia 22 de março de cada ano, a Entidade Ambientalista S.O.S RIO PIANCÓ participou e colaborou com uma ação ambiental denominada, (Ação Sócio Ambiental na Escola Luciano Freire de Farias) na Cidade de Piancó neste Estado da Paraíba.
Leia a matéria completa e veja todo registro fotográfico (Clique em mais informações).

quarta-feira, 19 de março de 2014

Empresa Textil de Itaporanga-PB Comete Crime Ambiental Grave em Piancó

Na última terça-feira, 18/03, a diretoria do meio ambiente em parceria com a 3ª Cia da Policia Militar de Piancó, interceptaram um veiculo Renault Master, placa OGF2588, Itaporanga-PB, conduzido por Josivaldo Cavalcante Gomes, de propriedade da Empresa MC Flanelas localizada na PB386 do empresário MARCONE COSTA EPP CNPJ: 03.915.936/0001-30 Insc. Est.: 16.129.029-9. Rua Projetada - Conjunto Chagas Soares, Itaporanga - PB, 58780-000 sentido Itaporanga-Boa Ventura, que foi constado em que a mesma está enviando “Lixo Tóxico” para o município de Piancó num carro Baú supracitado. Lei a matéria completa clique em mais informações

terça-feira, 18 de março de 2014

Dia Mundial da Água


Vem aí o Dia Mundial da Água, 22 de março. Precisamos refletir sobre o uso desse precioso líquido. E mais que isso, precisamos fazer a nossa parte para evitar o desperdício e lembrar as pessoas sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de preservação dos mananciais (mares, rios, açudes, córregos, riachos, quedas de água). Defender o Maio Ambiente não é uma questão de moda, mas de sobrevivência da humanidade. A Prefeitura de Piancó, através da Diretoria de Meio Ambiente, pretende realizar ações educativas no Dia Mundial da Água, em articulação com o Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Educação, ONG SOS Rio Piancó, Grupo de Escoteiros, Interact e Rotaract Clubs, Professores e Estudantes. Haverá, também, plantio de mudas doadas pela ONG SOS Rio Piancó (sem água e árvores a nossa sobrevivência estará comprometida).
Texto; Edvaldo Junior

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO IMPLANTA LIXEIRAS URBANAS NA CIDADE DE PIANCÓ

               A Secretaria de Infra Estrutura e Meio Ambiente de Piancó, através do Diretor de Meio Ambiente Sr. José Rodrigues Filho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piancó e o Secretário de Infraestrutura Sr. Joca Brasilino, estão desenvolvendo ações de educação ambiental com a população da Cidade.

sábado, 15 de março de 2014

Prefeitura de Piancó constrói canil para abrigo de cães abandonados

Faltando apenas à coberta para concluir a construção do primeiro canil do Vale do Piancó; uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente através do seu diretor e ambientalista José Rodrigues Filho com total apoio do Prefeito Sales Lima.
Segundo informou o diretor, o canil tem 140 m², com capacidade para abrigar 35 animais adultos e um outro espaço (uma ala separada) para abrigar animais feridos e ou que portem algum tipo de necessidade.


            Ainda informou o diretor que o espaço conta com uma área de sombra natural de aproximadamente 25 m ², que falta apenas fazer a coberta de parte da área para o canil ficar pronto para iniciar o seu funcionamento, acrescentou que, para o bom funcionamento do projeto está buscando parcerias com a iniciativa privada e voluntários que gostem de cuidar desse tipo de animal. Alerta o diretor que este abrigo não é um Centro de Zoonose: “Estamos seguindo às normas ambientais cuidando dos nossos animais e da saúde pública; como idealizador do projeto, devo informar que os cães abrigados terão assistência veterinária e alimentação patrocinadas pela prefeitura e de algumas doações; e que estaremos disponível para doar a quem se interessar em algum dos animais.
Fonte: www.pianco.gov.br
Texto: Zeca Alves

segunda-feira, 10 de março de 2014

Morre o Ativista Ambiental (Jonas Rodrigues)

A ONG S.O.S RIO PIANCÓ, por meio de sua Diretoria, se solidariza com a família de Jonas Valdevino Rodrigues Lacerda, pelo seu prematuro e inesperado falecimento. Jonas foi sócio fundador da ONG e contribuiu decisivamente no desempenho de suas atividades. Ele foi, por exemplo, um dos idealizadores da nossa logomarca. Assim como os que fazem a ONG SOS RIO PIANCÓ, Jonas era um idealista, sonhava com um mundo melhor, onde o respeito à vida e a preservação do meio ambiente fossem uma realidade concreta. Ele agora está nos braços daquele que criou todas as coisas: o céu, a terra, as águas, as árvores, os pássaros, o homem e todas as espécies. Assim como Jonas, acreditamos que essa vida é uma passagem, uma ponte para algo maior e mais belo que sempre nos espera. Assim como Jonas, acreditamos que a vida não termina com a nossa morte física. O ciclo da vida continua, ele é interminável, porque foi criado por Deus. Nascer, viver, morrer... fazem parte desse ciclo. Que Deus conceda a Jonas a luz e o descanso eterno, e a nós que aqui ficamos, muita sabedoria para amar e respeitar a natureza, em todas as suas dimensões (humana, fauna e flora), obra da criação divina.

(Jonas está posicionado no centro da fotografia)

sábado, 1 de março de 2014

Meio Ambiente: MPPB realiza audiências públicas em Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Piancó, Igaracy e Emas.



      O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Promotor de Meio Ambiente do Estado Dr. José Farias de Souza Filho realiza no próximo dia 24 de março duas audiências públicas nos municípios de Nova Olinda e Santana dos Garrotes, que irão aderir ao plano de gerenciamento municipal de resíduos sólidos, com adequação à Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010. No mesmo dia, a audiência em Nova Olinda ocorrerá pela manhã e, à tarde, o encontro acontece em Santana dos Garrotes. A adesão também será feita por outros três municípios da região do Vale do Piancó: Piancó, Igaracy e Emas, ficando assim confirmado para o dia 31 de março na Cidade de Piancó.
Foto: Ascom