segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Macacos agradecem alimentos deixados da campanha para salva-los



S.O.S. Rio Piancó, Grupo Escoteiro 13º PB e amigos da natureza foram levar alimentos doados pelos aderentes a campanha aos macacos neste sábado 29 de dezembro de 2012.

Fizeram parte desta atividade ambiental 16 voluntários que se dispuseram a enfrentar essa empreitada que exige bastante esforço, coragem e determinação devido ao acesso ter um grau de dificuldade elevado e de risco.
Os alimentos foram deixados de forma dispersados em pontos que tenham comparações com os metodos naturais e, relacionados com a única fonte natural de água disponível aos primatas, pois das muitas fontes existentes persiste apenas essa.

Mais sobre essa ação pode ser visto nas fotos disponíveis,

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Campanha S.O.S. Rio Piancó para os Macacos-Prego da Serra de Santo Antônio de Pancó-Pb



Campanha para salvar os Macacos-prego,
 

Sensibilizados com o que está acontecendo aos macacos na serra de Santo Antônio, a ONG-S.O.S. Rio Piancó em parceria com o Grupo Escoteiro 13º PB, resolveram unir forças para amenizar a fome desses animais Primatas. Esse problema causado pela escassez de chuvas na região tem deixado esses animais sem alimentos e com pouca água, o que torna a existência e sobrevivência dessa espécie muito difícil.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Meteorologistas Reunem-se em Campina Grande-PB e prevê seca no Sertão até março de 2013.



Relatório da II Reunião de Análise e Previsão Climática em Campina-Grande/PB prevê seca prolongada até março de 2013.

Relatório prevê período de chuvas retardado e escassez até fevereiro de 2013. Índice pluviométrico após março deve ficar próximo à média histórica.

sábado, 15 de dezembro de 2012

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ



O Rio Piancó tem sua predominancia no Sertão da Paraíba mais precisamente no Vale do Piancó, com peculiaridade entre os demais rios do Estado devido ser o unico rio de dominio da União. Tendo em vistas a Lei das águas 9.433, que delega sobre Bacias Hidrográficas e cursos d'água diz que quando um rio corta, ou abrange dois ou mais Estados perante essa essa Lei do domínio da união (Federal). Por este motivo o Rio Piancó por lei é um rio federal, contido em uma área de drenagem de 9.265 km³ segundo Agência Nacional das Águas ANA, dados esses que são contestados pela ONG S.O.S. RIO PIANCÓ, por afirmar que a Bacia Hidrográfica do Rio Piancó é superior a esses dados disponíveis da ANA.
       

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Abelha: Enchú-Enxú-Inxú-Inchú.



Ao pesquisar essa abelha em redes sociais e etc. não encontrei respostas suficientes ao seu respeito, portanto acho satisfatório a publicação desse material e a esse respeito, a ocorrência dessa espécie de abelha no nordeste Brasileiro é muito grande principalmente na região do Semi-árido, a muito tempo os sertanejos se deliciam do mel dessa iguaria chamada (inxú).

     

sábado, 8 de dezembro de 2012

Mudas de Árvores da Caatinga

Muda: Angico.
  • Nome Popular: Angico - Nome Científico: Anadenanthera colubrina Família: Leguminosae.
  •  Angico é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira.
    Angico. Há indícios de que essas plantas (principalmente as do gênero Anadenanthera) possuíram presença marcante na esfera religiosa de várias tribos indígenas da América do Sul e leste do Caribe. Uma das possíveis explicações para esse fato é a presença de alcalóides psicoativos, dentre os quais a bufotenina (5-OH-DMT) em quantidades que variam de 1 a 12% da massa das sementes e o N,N-DMT e 5-MeO-DMT em quantidades menores
    Exemplos:
    • Angico branco liso (Anadenthera colubrina; Leguminosae - Mimosaceae)
    • Angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa; Leguminosae - Mimosaceae)
    • Angico-do-cerrado (Anadenthera falcata; Leguminosae - Mimosaceae)









__________________________________________________________________________________
Muda: Juazeiro (Juá).

         Nome Popular: juazeiro – Nome científico Ziziphus Mart. 
Família: Rhamnaceae.





 Juazeiro. A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.