quarta-feira, 28 de março de 2012

Cidade de Itaporanga na Paraíba, transporta carnes em caminhão aberto para os frigoríficos da Cidade


A Cidade de Itaporanga no Vale do Piancó usa caminhão com carroceria aberta para fazer transporte de carnes do matadouro para os frigoríficos da Cidade. Atenção vigilâncias sanitárias Municipal, Estadual e Federal, é hora de dar um basta em coisas dessa natureza, cera que vai ser obrigado à sociedade intervir. A ONG S.O.S RIO PIANCÓ está sempre atenta para os problemas relacionados ao meio ambiente e pede soluções enérgicas para o caso, principalmente ao órgão mais próximos da população a exemplo do Ministério Público de Itaporanga PB.
Por. Zezé de pedão
Fonte: portal do vale.net  

sexta-feira, 23 de março de 2012

7ª Reunião da Câmara Técnica do C.B.H- do Rio Piancó Piranhas Açu



A Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu, CBH-P.P.A, reuniu-se nesta terça feira dia 20 de março de 2012, na Cidade de Patos na Paraíba. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos da pauta, o membro do Comitê e, diretor Presidente da S.O.S RIO PIANCÓ, Sr, José Rodrigues Filho abordou temas importantes para preservação dos recursos naturais, incluindo a preservação da bacia hidrográfica do Rio Piancó, solicitou providências urgentes quanto ao DNIT, que ao realizar a construção de uma estrada, causa uma degradação ambiental enorme, já que os cortes no solo são profundos, contribuindo para a área explorada entra em processo de desertificação. Também trocam o material “argila”, por construções de açudes sem as devidas licenças de obras hídricas concebida pelos órgãos ambientais

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da água


Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura. A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água. Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;

- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza. Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia da Árvore "Comemore"


No dia 21 de setembro comemora-se em todo Brasil o dia da árvore. Essa data foi escolhida, pois antecede a chegada da primavera no Hemisfério sul, que ocorre no dia 23 de setembro. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa anual das árvores, instituída pelo Presidente, Castelo Branco, em 1965. Porem, a primeira data oficial foi o dia o dia 22 de abril, escolhida pelo Governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, pois era o aniversário de Julios Sterling Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população. "S.O.S RIO PIANCÓ" 

sábado, 17 de março de 2012

Nascente de Água Natural

 Localizado no Município de Santana dos Garrotes na Paraíba, a foto que você vê é de uma nascente de água, totalmente entre as pedras se destacando com uma beleza natural esplendorosa, o mais impressionante é a qualidade do liquido que é de uma alta palatabilidade e transparência. A ONG S.O.S RIO PIANCÓ, solicitou ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu, analises sobre a qualidade da água, ativistas da ONG acha que a água encontrada nesse local seja de grande importância para saúde, devido a área ser de difícil acesso a os humanos e que não à possibilidade alguma de fazer agricultura no local devido a serra ser de formação de rochas por blocos.

Agrotóxico no Rio Piancó

Em caminhada ecológica no leito do Rio Piancó, os ativistas da ONG S.O.S RIO PIANCÓ,  apoderam constatar o uso indevido de agrotóxico na área da mata ciliar do Rio Piancó, essa pratica virou moda entre a maioria dos agricultores e pecuaristas da região do alto sertão da Paraíba. Além de não respeitarem as leis vigentes do país, provocam grande impacto sócio-ambiental, analisando bem os costumes rudimentares dos seres humanos, não imaginaríamos nunca de que são descendentes de uma boa obra divina.  

Queimadas na Mata Ciliar do Rio Piancó

A ONG, S.O.S RIO PIANCÓ, realizou uma caminhada ecológica ambiental no leito do Rio Piancó neste dia 11 de março de 2012, os ativistas ambientalistas josé filho, Jorge Vicente e Hosmá Filho, andaram 8 km dentro do rio e poderam constatar diversos tipos de crimes ambientais como, queimada da mata ciliar para facilitar retirada dos minérais como areia e argila, aplicações de agrotóxicos erbicidas nas áreas de preservação permanentes, justamente para facilitar o manejo com as lavouras e as pastagens, animais mortos são arrastados para dentro do rio justamente para se livrarem do mal cheiro, outro ponto bem rudimentar é o uso da agricultura nas áreas de preservação permanente. Com tudo isso acontecendo será que as autoridades deste país não iram tomar as providências.

Crime Ambiental no Rio Piancó

Ativistas ambientalistas da S.O.S RIO PIANCÓ constataram que a mata ciliar do rio piancó está sendo suprimida por homesn e maquinas, o objetivo da supresção vegetal é comercializar os minerais como areia e argila, tendo em vista que o Brasil faz parte do G-20 e precisa adequar-se as normas ambientais exigidas, o que vemos é muito distante da realidade, constrangendo cada veis mais as espectativas de um planeta sustentável. Enquanto pessoas consientes se preocupam com os danos causados ao planeta, governos ficam apenas editando medidas paliativas, usam os meios de comunicação para apresentarem seus bla bla blas, mas será que essa sociedade que fica sempre distante das reais situações do Brasil irão sempre permitir que nosso Congresso Nacional faça sempre entender que eles são as únicas pessoas que possam tomar decisões, é justamente ai onde a população perde direitos e passa a ser sempre um segundo plano.
Codigo Florestal lamentamos sua morte.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pedra Ferrada: Leito do Rio Piancó


A ONG “S.O.S RIO PIANCÓ”, realizou uma caminhada ecológica ambiental no leito do Rio Piancó neste domingo 11 de março de 2012. Os ativistas José Filho, Jorge Vicente e Hosmá Filho se encantaram com a beleza desse lajedo encontrado no leito do rio, como já falei em outras oportunidades, ainda não se sabe por que a raiva do ser humano com a natureza, aproveito para fazer uma reflexão, se o homem é filho de Deus, sabe ele que a natureza foi feita por Deus, porque ele insiste em destruí-la?  Essa obra da natureza fica localizada no leito do rio piancó, a pedra é bastante interessante, populares da comunidade lhe denominaram de, (pedra ferrada). Em função da sensibilidade ao toque de outro material mais forte, ou seja, as pessoas escrevem palavras com facilidade que ficam com ótima visibilidade, a parte mostrada na foto está imergida na água e possue aproximadamente 30 m de extensão.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia Nacional da Caatinga





Por Aline Guedes
O dia 28 de abril é dedicado a um bioma exclusivamente brasileiro: A Caatinga. Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, publicado no Diário Oficial da União, institui a data, que homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. A primeira celebração oficial do Dia Nacional da Caatinga ocorreu no dia 28 de abril de 2004, em Juazeiro, Bahia, no Seminário “A Sustentabilidade do Bioma Caatinga”.

De origem Tupi-Guarani, o termo significa floresta branca e resulta da combinação dos elementos ca'a (floresta), com tî (branco) e o sufixo ngá, (que lembra). A razão para esta denominação está na aparência que a floresta revela durante a estação seca, quando a quase totalidade das plantas estão sem folhas e os troncos brancos e brilhosos, no intuito de diminuir as perdas de água nesta estação. Outra estratégia igualmente importante são as folhas modificadas como espinhos. Com esse conjunto mínimo de adaptações à deficiência hídrica, o bioma apresenta uma vegetação xerófila, ou seja, resistente à seca.

Por ser fonte de recursos como madeira, carvão, material para construção, carnes, frutas, plantas medicinais, fibras, mel e forragem para os rebanhos, existe uma crescente preocupação de diversas instituições do Semiárido Brasileiro com a preservação desse bioma. O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, por exemplo, é gestor da Rede Fito Caatinga, integrante das Redes Fito, coordenada pela Farmanguinhos/Fiocruz, que constitui uma estratégia no que se refere às políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, apresentando elementos capazes de promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira.

Além disso, a pesquisa científica na Região ganhou uma nova perspectiva com a assinatura pelos ministros da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, Sergio Rezende e Carlos Minc, da portaria interministerial que regulamenta a Rede de Pesquisadores de Combate à Desertificação. Essas e outras ações em parceria com as universidades da região, o Banco do Nordeste (BNB), o Programa Nacional de Combate à Desertificação, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentre outras instituições, demonstram a constante preocupação do governo nas questões relativas ao Semiárido Brasileiro.

“Temos apontado a necessidade de se conservar todos os nossos recursos naturais nesse momento, em que as mudanças climáticas e o processo de aquecimento global estão na pauta de todas as instituições de pesquisa e ambientais. A sociedade está cada vez esta mais esclarecida sobre os riscos da não preservação do meio ambiente. A Caatinga é nossa e temos o dever de zelar por ela” – anuncia o pesquisador em Ecologia do INSA, Arnóbio Cavalcante.
Fonte: Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT)